Cachoeira de Tomascar

Cachoeira de Tomascar : Como eu Chego na Cachoeira de Tomascar?

A cachoeira de Tomascar está localizada na divisa dos municípios de Rio Bonito e Tanguá, e é um local muito visitado por turistas.

As águas do rio Tanguá, que nasce na Serra Redonda em terras mais altas, na fronteira de Rio Bonito com Saquarema, chegam nas pedras e formam, assim,  quedas d’água e piscinas naturais muito aprazíveis. O local guarda o antigo engenho de farinha que funcionava por conta da força das águas do rio Tanguá, girando uma roda d’água.

A origem do nome “Tomascar ” foi desvendada pelo pesquisador, músico e artesão, Dawson Nascimento  :

”   …..   O testamento é bem esclarecedor, pois nele, o próprio Tomaz Carr Ribeiro de Bustamante deixa as seguintes informações: Tomaz Carr Ribeiro de Bustamante, nascido no ano de 1733, batizado na capela da fazenda de Itaóca em São Gonçalo, filho do desembargador e juiz do Fisco, Dr. Roberto Carr Ribeiro, natural de Portugal; e de Dona Maria Angélica de Sá Figueiredo, também natural de Portugal. No testamento as terras foram divididas entre os herdeiros de Tomaz Carr, que faleceu no dia 13 de Março de 1806 (Livro de Óbitos, número 2, folhas de número 19).

De 1803 a 1818, as terras de Tomascar pertenciam à família de Tomaz Carr. A partir de 1818 elas foram dividas e vendidas para outros povoadores: as famílias, “Furtado de Mendonça”, “Rosa Figueiredo”, “Nunes da Rosa”, “Nunes da Rocha”, “Guimarães”, “José de Freitas”, “Moraes”, “Mesquita”, entre outras. Por volta de 1910, as terras que formam o atual centro urbano de Tomascar foram adquiridas por João Firmino de Moraes, junto com a sede da fazenda Tomascar, além do engenho e as demais benfeitorias.  ….     “

Fonte: Dawson Nascimento da Silva

Para quem quiser visitar a Cachoeira de Tomascar  eu fiz um mapa com auxílio do Google Earth (clique na imagem para ampliar):

COMO CHEGAR – VEJA AQUI

1 – Cachoeira de Tomascar –  RJ 124 (Via Lagos) sentido de Rio Bonito para Araruama, pouco depois do Km 3 (Norte) entra à direita no Rio Seco , referência é o Restaurante 3 Coqueiros .

2 – Passa pelos loteamentos, segue até a bifurcação , onde tem uma antiga escola estadual , mantenha a direita e siga em direção à Tomascar.

3 – Passa pelo cemitério, chega na bifurcação e siga à esquerda até a Mata. Na última bifurcação siga à direita e um pouco mais chega à Tomascar , na divisa com Tanguá.

Foto abaixo: Entrada para Tomascar, na Via Lagos (RJ 124) .
A referência é o restaurante.


3 Coqueiros (Fonte Google Earth) .

Foto abaixo :  Cachoeira de Tomascar (Fonte: agenda21tangua.com.br – Beto Paes Leme)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

MENU

NOTÍCIAS

BUSCA