“Arraiá da Equoterapia” agita o Complexo Agrícola

Música boa, comidas típicas e muita diversão. Assim foi o “Arraiá da Equoterapia”, realizado nessa sexta-feira (26) no Complexo Agrícola Anísio Antunes de Figueiredo Filho, no bairro da Prainha, que contou com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão, secretários municipais, além dos profissionais, familiares e crianças que fazem parte do Projeto Centro de Equoterapia de Rio Bonito, considerado uma referência em todo o estado do Rio de Janeiro. Além das comidas tímicas, a festa contou com muita diversão, música no estilo caipira, cachorro quente, pescaria e pula-pula, que fizeram a alegria da criançada.

De acordo com a coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Letícia Sales, atualmente vinte crianças participam das atividades, que acontecem as terças e sextas-feiras, das 8 às 15 horas. Os praticantes, como são chamados os pacientes, precisam de um encaminhamento médico para ingressar no projeto. São avaliados por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, e encaminhados ao tratamento necessário.

“O nosso filho começou a fazer a equoterapia no início do ano, por indicação da psicopedagoga, mas Já consigo observar uma melhoria no comportamento e na interação com as outras pessoas, e dar mais abertura para fazer novos amigos”, afirma Simone Miranda, mãe de Miguel de 3 anos, que completa o tratamento com apoio de uma fonoaudióloga e uma psicóloga, além de fazer terapia ocupacional.

Trabalho em Equipe – A equipe da equoterapia, composta por duas fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, uma psicóloga, dois equitadores e um auxiliar-guia, se vestiu a caráter para curtir a festa. As sessões de tratamento com os praticantes são semanais, com duração de 30 minutos. O planejamento do tratamento varia para cada pessoa, mas dura em média dois anos.

“Estou super satisfeita com o tratamento e com os terapeutas. Tratam as crianças com muito carinho e respeito. A equoterapia é fundamental para as crianças com necessidades especiais. Meu filho melhorou muito depois que começou a fazer o tratamento”, garante Thamiris Muniz, mãe do menino Luan, de 8 anos, um dos mais animados na festa.

Referência no Estado – O Centro de Equoterapia de Rio Bonito, inaugurado em 2007, dispõe de um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar (saúde, educação e equitação), com o objetivo de estimular em pessoas portadoras de deficiências e (ou) necessidades especiais, o seu desenvolvimento biopsicossocial. O tratamento, que é totalmente gratuito, se tornou referência no Estado do Rio. Em agosto completa 12 anos.

Fotos: Galileu