Anderson Tinoco, prefeito em exercício, acompanha a questão do transporte universitário riobonitense de perto.

Na última quarta-feira, 20/03/2013, o Prefeito em exercício, Anderson Tinoco Luz, visitou o ônibus dos universitários e se deslocou com os nossos estudantes no trajeto Rio Bonito x Niterói.

O transporte universitário é um serviço de utilidade pública, oferecido pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito há quase 20 anos, como solução na possibilidade de auxiliar na capacitação e no combate ao êxodo da juventude na nossa cidade, tendo em vista que, salvo o PRODERJ, com o EAD (Educação à distância), e a FACERB, com o curso superior em Administração, não há muita opção na capacitação ou na atualização dos nossos jovens e profissionais residentes.

A iniciativa do transporte universitário permitiu que muitos jovens ingressassem no ensino superior, que conquistassem seu espaço e que, principalmente, continuassem residindo em Rio Bonito. Todavia, desde o início, a prestação do serviço tem sofrido com os problemas causados pela manutenção dos ônibus, pela legitimidade e legalidade do serviço, diante da ausência da previsão legal, bem como a superlotação dos veículos, tendo em vista que a demanda dos estudantes sempre foi maior do que a capacidade de lotação dos ônibus utilizados, aumentando o desconforto, o risco de acidentes e os conflitos, tanto entre os universitários e a administração pública, quanto toda sociedade.

O prefeito em exercício dialogou com os alunos durante o deslocamento, materializando a importância do serviço prestado e a preocupação imediata em apresentar uma solução viável e, melhor ainda, definitiva para o transporte universitário, que poderá ser o aluguel da frota ou a compra dos novos ônibus. Entretanto, o assunto exige a aplicação de uma análise estratégica de impacto, tendo em vista que, embora as duas opções estejam com os custos próximos, a compra dos ônibus exigiria a instalação de novas estruturas e o aumento dos gastos permanentes com instalações, manutenção, combustível e profissionais capacitados.

A questão do transporte universitário é pertinente, enquanto que também tem sido debatida pelos vereadores nas últimas sessões.

É importante frisar que a solução do transporte universitário é somente um dos temas estratégicos que exigem a resposta imediata do governo, uma vez que Rio Bonito precisa ingressar no COMPERJ com o aumento da empregabilidade e da participação profissional de sua população, necessitando da instalação da Escola Técnica, do SENAI e das Universidades.