Alunos usam a plataforma digital como suporte na rotina diária de estudo

Com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavirus, os pais estão criando uma rotina de estudos para os filhos em casa. A plataforma digital, lançada pela secretaria de Educação no dia 1° de abril, se tornou uma boa opção para que os alunos da rede municipal fiquem mais ativos em relação aos estudos. Desde que entrou em funcionamento, cerca de dez mil pessoas acessam  a nova ferramenta pedagógica diariamente. Fruto do trabalho dos profissionais do departamento de ensino em parceria com os orientadores pedagógicos e professores, a plataforma digital pode ser acessada no endereço eletrônico https://educacovidrb.com.br ou pelo site da prefeitura (www.riobonito.rj.gov.br).

Antes do lançamento da plataforma digital, muitos professores mantiveram o vínculo com seus alunos e vinham passando atividades de ciência, matemática, de desenho, pintura, interpretação de texto, confecção de jogos, além de sugestões de filmes e arquivos de vídeos com contação de histórias, tudo postado em grupos de whatsApp ou através de “lives” nas redes sociais. Agora todo esse conteúdo, como textos, histórias, informativos, vídeos e ilustrações, entre outros,  estão à disposição de todos os alunos da  creche ao 9 º ano num único local.

Aluno Heitor Bertoni Castilho, aluno do 2° ano da Escola Municipalizada Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC).

“Todos os dias eu brinco, vejo televisão, mas também faço as minhas tarefinhas  em casa. Depois minha mãe  corrigi e mostra para a tia Simone pelo whatsApp ”, garante Heitor Bertoni Castilho, aluno do 2° ano da Escola Municipalizada Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC).

Já a aluna do Jardim de Infância Municipalizado Barão do Rio Branco, Júlia Duarte Drumont, continua mantendo a rotina de estudos. Com a ajuda da mãe,  ela estuda no mesmo horário e período quanto está na escola. Ela está desenvolvendo as atividades com muita dedicação e quer voltar logo para escola e ver os coleguinhas e a professora.

A aluna do Jardim de Infância Municipalizado Barão do Rio Branco, Júlia Duarte Drumont, continua mantendo a rotina de estudos.

“Como não posso ir para escola, a minha mãe está me ajudando a fazer todas as tarefinhas enviadas pela tia Silvana. Hoje estou fazendo o alfabeto e a tarefa do brigadeiro”, garante a aluna do Pré II, que, segundo a mãe, Angélica Cardozo Duarte Drumond, mantém uma rotina diária, realizando atividades enviadas pela escola e indicada pela Plataforma digital.

Segundo a diretora do Departamento de Ensino, Gilsara Terena Figueiredo, esse período que as crianças estão em casa de quarentena é uma boa oportunidade para os pais fortalecerem os vínculos com seus filhos.

“Embora as escolas estejam fechadas, o vínculo dos professores com os alunos continua. Isso tem sido fundamental, principalmente para auxiliar os pais e os próprios alunos a se manterem ativos durante a quarentena, que atingiu a todos e não sabemos quanto tempo vai durar”, explica a diretora do  Departamento de Ensino.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Rogério Rodrigues

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Rio Bonito - RJ

15°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura