Agentes de Saúde fazem curso de qualificação e reciclagem

A prefeitura de Rio Bonito, em parceria com a Fundação Bio-Rio, gestora do polo de biotecnologia do Rio de Janeiro, realizou nesta quarta-feira (07/11) o primeiro Curso de qualificação Agentes Comunitário de Saúde, com a participação dos enfermeiros e coordenadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 8 às 17 horas, no Espaço Cecarelli, no Centro. O curso, que ao todo vai capacitar e reciclar os 109 profissionais que atuam no setor, visa capacitar e reciclar os profissionais de saúde, através da orientação de ações a serem desenvolvidas com comprometimento, capacitação profissional e sucesso nas tarefas de acompanhamento diário das famílias e a comunidade que são assistidas pelos agentes comunitários.

Durante o curso, ministrado pela enfermeira Vivian Fonseca de Farias,  foram apresentado vários temas ligados a área de saúde, como os princípios e diretrizes do SUS, atenção primária à saúde, estratégia de saúde da família, mapeamento de áreas de atuação, educação e saúda da comunidade, entre outros.

O novo modelo de gestão em saúde que vem sendo implantado pela prefeita Solange Almeida, está articulado às práticas consideradas eficazes para previnir, debelar, reprimir e tratar problemas coletivos de saúde. O curso para as outras turmas de agentes de saúde acontece nos meses de setembro e outubro.