A Reunião dos Universitários com a Prefeita e o nascimento da AURB.

Sábado, 13/04/2013, a reunião realizada entre a Prefeita, Solange Pereira de Almeida, os estudantes universitários e a sociedade, começou com aproximadamente 50 minutos de atraso e contou com a presença de pouco mais de 60 pessoas.

A pauta da reunião era o transporte universitário e a cobrança quanto ao cumprimento das promessas da campanha quanto à restruturação desenvolvida e apresentada à sociedade riobonitense e aos próprios universitários no Plano de Governo nas eleições municipais de 2012.

A reunião, a qual fora realizada na Sociedade Musical, foi a mais organizada pelos universitários, tendo em vista a presença dos conceitos e propostas através do powerpoint, com o uso do telão e do retroprojetor, bem como a dinâmica trabalhada pelos envolvidos no evento. A pauta tratou desde os assuntos ligados à coordenação dos ônibus até a implantação de novas políticas públicas no Município, com a criação da AURB (Associação dos Universitários de Rio Bonito), que não terá fins lucrativos, enquanto que se propõe como canal direto entre os universitários, o governo e a sociedade, focalizando, principalmente, a estruturação dos estágios no comércio e na indústria local, gerando novas oportunidades de emprego, através do Banco de Estágio, cujas estratégias ainda serão analisadas.

A Prefeita, Solange Pereira de Almeida, se desculpou pelo atraso para a implementação do contrato dos ônibus, diante do passivo herdado pela gestão anterior, informando que o processo licitatório dos 06 ônibus já está em andamento, enquanto que prevê a contratação de 04 ônibus rodoviários e 02 ônibus urbanos, podendo aumentar o número diante da demanda, futuramente.

Quanto à dinâmica do transporte universitário, ficou acordado entre o Governo e os representantes da AURB, que toda a parte logística dos eventos e da coordenação ficarão subordinados a Marcelo Benevides, Chefe de Gabinete, enquanto que a parte administrativa continuaria na Educação, focalizando a melhor celeridade e eficiência no serviço.

De uma forma muito otimista e resumida, os universitários estão se organizando e demonstrando comprometimento com a causa e com a sociedade, através da criação da AURB. Em contrapartida, a prefeita restabeleceu o equilíbrio, conversando com os mesmos e esclarecendo os problemas passados e já superados de um lado, além das grandes possibilidades para o futuro do outro. Em suma, pela primeira vez, em 20 anos, surge a possibilidade da realização da política pública envolvendo os universitários e o governo, onde as partes estão idealizando retribuir os resultados e o próprio serviço à sociedade, através do estágio, da capacitação e da responsabilidade social.

Em breve, o número do processo licitatório será informado à sociedade para acompanhamento.

Fotografia: Marlon Lopes.